Página Inicial > Notícias > Notícias > Ipesaúde participa de capacitação sobre suporte a pacientes graves diagnosticados com COVID-19

Ipesaúde participa de capacitação sobre suporte a pacientes graves diagnosticados com COVID-19

Na última sexta-feira (3), o Ipesaúde, por meio do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) participou de treinamento para suporte a pacientes graves diagnosticados com COVID-19, com objetivo de aprimorar as práticas e continuar promovendo assistência de qualidade aos beneficiários.

O treinamento foi resultado da parceria entre o Hospital de Cirurgia, Universidade Tiradentes e o Ipesaúde, que também se disponibilizou para a produção de materiais para propagar as informações repassadas, através de vídeos educativos.

Durante a capacitação, os colaboradores receberam orientações sobre como atender e manejar um paciente com COVID-19 em estado grave, que precise de intervenção em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou no pronto atendimento.

As explanações foram divididas em etapas, que contemplaram alguns temas. O médico cardiologista, intensivista e coordenador das UTIs do Hospital de Cirurgia, Dr. Luiz Prado, falou sobre algumas peculiaridades da intubação orotraqueal do paciente com coronavírus, a exemplo da utilização do sistema de aspiração e administração dos medicamentos de pré-intubação. O médico também mostrou como realizar a ressuscitação cardiopulmonar com segurança, ou seja, de que forma a equipe pode atender o paciente com parada cardiorrespiratória.

Já a fisioterapeuta Mayra Amaral, abordou a técnica de pronação, na qual o paciente é posto em decúbito ventral, ou seja, uma posição em que pode haver melhora na ventilação, proporcionando uma resposta ainda mais eficiente aos suportes ventilatórios.

O uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) foi demonstrado pelas enfermeiras Juliana Cabral e Emanuelle Rabelo, que enfatizaram a importância de observar as maneiras de retirar esses materiais, que é o momento onde existe o maior risco de contaminação dos profissionais de saúde.

A médica residente do Hospital de Cirurgia e plantonista do serviço de urgência do Ipesaúde, Cássia Ferreira, avaliou a ação. “Esse treinamento foi de extrema importância para todos nós, profissionais que estamos na linha de frente. Tudo aquilo que já possui comprovação científica de melhora, nos foi passado com excelência e isso é fundamental para a equipe, que vai promover o melhor atendimento possível para os pacientes que já se encontram em uma condição grave”, conta.

O Serviço de Pronto Atendimento do Ipesaúde fica localizado na Av. Desembargador Maynard, anexo ao Hospital de Cirurgia e disponibiliza os serviços próprios de urgência e emergência 24 horas para todos os beneficiários.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *