Última atualização em 06/09/2019 às 12:12:19
Começou no último dia 23 de maio a Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza promovida pelo Ministério da Saúde. O objetivo da campanha é o de imunizar a população contra o vírus da gripe.
Fazem parte do grupo prioritário pessoas com 60 anos ou mais; gestantes; mulheres até 45 dias após o parto (as chamadas puérperas); indígenas; crianças de 6 meses a 5 anos de idade; trabalhadores da saúde; professores de escolas públicas e privadas; portadores de doenças crônicas; populações privadas de liberdade e funcionários prisionais se enquadram no grupo recomendado a receber a imunização.
De acordo com a enfermeira da sala de vacinação, Mara Lima e Souza, o movimento nos dois primeiros dias está dentro da normalidade e com doses suficientes para atender a todos até o final da campanha. “Atendemos mais a idosos até agora. Acreditamos que isso está a ocorrer por causa da nossa divulgação como também a do Ministério da Saúde nos veículos de comunicação”, explicou a enfermeira que divide o trabalho de vacinação com outras profissionais da saúde.
A ouvidora aposentada da maternidade Nossa Senhora de Lourdes, Márcia Torquato Barros, 62 anos, foi uma das pessoas a receber a vacinação. Beneficiária do Ipesaúde há 36 anos ela aproveitou a passagem pela autarquia para já ficar imunizada. “Aproveitei essa passadinha por aqui para receber a dose. Fiquei muito satisfeita por saber que a instituição está a ofertar a vacina. O atendimento foi perfeito!”, elogiou. Segundo Márcia Torquato Barros ela sempre marcou presença em todas as campanhas contra o influenzavírus.
O economista Antônio Freire do Sacramento, 67 anos, sempre toma a vacina contra a gripe. Ele soube da campanha de por intermédio da imprensa online e, por motivo de praticidade, decidiu procurar a Sala de Vacinação do Ipesaúde. “Como eu trabalho próximo tudo fica mais fácil: venho aqui, recebo a imunização e volto pra labuta. Aqui sempre sou bem acolhido, bem tratado, o pessoal é atencioso e preparado. Só tenho a agradecer o Ipesaúde pelo acolhimento”, declarou satisfeito.
Para aqueles que ainda não receberam a imunização não há razão para se preocupar: a campanha do Ministério da Saúde contra a influenza se estende até o dia 1º de junho. No transcorrer desse período o dia 12 de maio (sábado) será destinado ao chamado “Dia D”, data considerada a mais importante da campanha.
A Sala de Vacinação do Ipesaúde fica no setor 4A, final do corredor da sede do Ipesaúde. Funciona das 08:00 hs às 15:30 hs e não fecha para almoço. A autarquia está localizada na rua Campos, 177 bairro São José. Lembre-se de levar o cartão de vacinação, caso o tenha. Se não tiver a equipe disponibilizará um.
Dados adicionais e contraindicações
De acordo com informações fornecidas pelo Ministério da Saúde em seu portal essa é a 20º Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. A imunização protege o organismo do vacinado contra três tipos de vírus: Influenza B; H1N1 e H3N2.
O público alvo da vacinação está mais vulnerável a contrair a doença e para a vacina começar a fazer efeito no organismo estima-se um prazo de 15 dias a partir de sua aplicação. É importante o cidadão se vacinar agora para estar com o organismo devidamente protegido quando o inverno chegar. A estação do ano perdurará de 21 de junho a 22 de setembro de 2018.
Após a aplicação da vacina podem ocorrer, de forma rara, dor, vermelhidão e endurecimento no local da injeção. São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos costumam passar em 48 horas. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É importante procurar o médico para mais orientações.
Dados estatísticos
No dia 23 de abril, primeiro dia de imunização, passaram pela Sala de Vacinação do Ipesaúde um total de 390 pessoas. Dentro dessa parcela 4 foram gestantes; 4 puérperas; 97 profissionais da saúde; 28 professores e 26 crianças de até cinco anos e 231 idosos .