O Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) marcou presença na 19ª edição do ‘Programa Avançar’, nesta quarta-feira, 26. O Batalhão de Polícia de Radiopatrulha, localizado no bairro São José, em Aracaju, foi o ponto de parada da iniciativa, uma ação da Secretaria de Segurança Pública (SSP), que conta com a parceria e presença da instituição de saúde.
O compromisso do Instituto com o fortalecimento do vínculo com os servidores públicos sergipanos é lembrado pelo servidor Heraldo Machado, que já esteve presente na maioria das edições do programa. “Para nós, que fazemos o Ipesaúde, é uma grande satisfação estar presente e poder contribuir com servidores que prestam tão relevante serviço à sociedade, como é o caso dos policiais militares”, ressaltou.
O coordenador geral do ‘Programa Avançar’, Tenente-Coronel PM Jorge Cirilo, explica que a ação itinerante surgiu de uma necessidade observada junto à tropa, em diversas unidades da Polícia Militar de Sergipe, tanto do interior quanto da capital. Nesta penúltima edição de 2025, o coordenador faz uma avaliação positiva dos resultados alcançados até o momento. No próximo mês de dezembro haverá a última ação do ano.
“Estamos finalizando esse ciclo, atendendo praticamente todas as unidades da capital e do interior, buscando levar os diversos serviços disponíveis. Foram também inseridos outros colaboradores, como o ‘Programa Provida’, o Banese e o Ipesaúde, que nos acompanharam em todas as edições, permitindo aos policiais a oportunidade de receber os serviços que eles teriam que se deslocar até a capital para obter. Então, a avaliação é muito positiva do ponto de vista de acolhimento, de recepção. É de suma importância essa prestação de serviço aos nossos policiais”, analisa.
Com o propósito de promover acolhimento e dignidade para os policiais e seus familiares, a iniciativa torna mais prático e acessível o agendamento de diferentes atendimentos em um só lugar. O Subtenente Márcio aproveitou a presença do Ipesaúde para fazer a captação de sua biometria, atualizar boletos de pagamento e também agendou consulta médica.
“A gente aqui, da Radiopatrulha, é um exemplo bem prático disso, que é uma unidade onde a gente, por efetuar muitas prisões, a gente tem muita audiência, ouvidos em delegacias, e também tem nossos serviços aqui. Então, o policial militar daqui, do Batalhão da RP, acaba ficando com um tempo curto e aí ele tem essa dificuldade de chegar aos órgãos, como, por exemplo, o Ipes, que é um órgão muito importante aqui para a gente. É o nosso plano de saúde e a gente tem essa dificuldade de ir até lá e marcar uma consulta. Então, esse programa é muito bem-vindo. Espero que sempre tenha esse espaço novamente para o policial militar que a gente precisa”, relatou o policial.

Foto: Ascom Ipesaúde 
Foto: Ascom Ipesaúde 
Coordenador geral do ‘Programa Avançar’, Tenente-Coronel PM Jorge Cirilo 
Subtenente Márcio 
Foto: Ascom Ipesaúde

