Página Inicial > Notícias > Notícias > Ipesaúde promove ação especial do Setembro Amarelo com foco na saúde mental e obesidade

Ipesaúde promove ação especial do Setembro Amarelo com foco na saúde mental e obesidade

whatsapp image 2025 09 19 at 11.43.21 (1)

Em alusão à campanha Setembro Amarelo, o Ipesaúde realizou, nesta sexta-feira, 19, uma atividade especial, no Centro de Endocrinologia e Diabetes Luciano Barreto Júnior, voltada aos pacientes do ‘Programa Ipes Leve’, que visa o enfrentamento global da obesidade oferecendo educação, cuidados médicos e orientação nutricional aos participantes.

A ação teve o objetivo de fomentar o autocuidado e o zelo à saúde mental, alinhando-se ao propósito do Setembro Amarelo, mês dedicado à valorização da vida. O evento incluiu um momento de acolhimento, uma roda de conversa e uma reflexão sobre a importância do equilíbrio emocional no enfrentamento da obesidade e das questões psicológicas.

Na ocasião, a psicóloga Tatiane Carvalho conduziu uma explanação sobre a relação entre saúde mental e obesidade, incentivando o diálogo e o compartilhamento de experiências entre os participantes. Ela reforçou a importância de uma abordagem multiprofissional para enfrentamento da condição e promoção do autocuidado emocional. “A saúde mental e a obesidade podem estar estreitamente conectadas: transtornos emocionais, como ansiedade e depressão, podem contribuir para o desenvolvimento da obesidade, enquanto o excesso de peso pode impactar negativamente o bem-estar psicológico. Por isso a necessidade de um atendimento integrado”, ponderou.

A nutricionista Graziela Roberta destacou que o ‘Ipes Leve’ desempenha esse papel vital de oferecer uma abordagem integrada. “Muitos pacientes enfrentam ansiedade, que pode levar a episódios de compulsão alimentar. Por isso, é fundamental o acompanhamento psicológico para identificar causas emocionais e orientar um tratamento adequado”, afirmou.

Entre os participantes do programa de enfrentamento à obesidade do Ipesaúde, Gizelda Batista ressaltou a importância da ação e compartilhou sua experiência. “Cheguei e ouvi uma mensagem muito forte: a pessoa mais importante para nós somos nós mesmos. Muitas vezes, nos preocupamos tanto com os outros que esquecemos de cuidar de nós”, pontuou.

Gizelda revelou, ainda, que essa falta de cuidado consigo mesma foi o fator principal para o surgimento de sua obesidade. “Sempre me preocupei com os outros e esqueci de mim. Desde que entrei no ‘Ipes Leve’, comecei a colocar meu bem-estar em primeiro lugar e só depois a pensar nos outros. Essa palestra foi um momento muito importante para mim”, relatou.

Para a coordenadora do Centro de Endocrinologia e Diabetes, Cristiane Nascimento, a ação fortaleceu a missão da autarquia de promover o cuidado humanizado. “Esse encontro com certeza intensificou a relação dos pacientes com seus próprios corpos e mentes. Sabemos que o tratamento da obesidade vai muito além da alimentação e atividades físicas; o cuidado emocional é essencial para a melhoria da qualidade de vida”, considerou.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *