Página Inicial > Notícias > Notícias > Ipesaúde promove curso de primeiros socorros para profissionais em parceria com o Samu Sergipe

Ipesaúde promove curso de primeiros socorros para profissionais em parceria com o Samu Sergipe

A capacitação é fruto de uma parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Sergipe e terá uma nova turma no próximo dia 22
curso de primeiros socorros no ipesaúde (1)

Com o objetivo de fortalecer a assistência prestada aos beneficiários, o Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) realizou, na manhã desta segunda-feira, 14, um curso de primeiros socorros voltado para profissionais da saúde. A capacitação é fruto de uma parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Sergipe e terá uma nova turma no próximo dia 22, no turno da tarde.

O treinamento aconteceu no auditório da sede matriz do Ipesaúde e reuniu técnicos de enfermagem, enfermeiros e fisioterapeutas do instituto. Para a assessora da Diretoria de Promoção à Saúde (Dirpros) da autarquia, Layla Carvalho, iniciativas como essa são fundamentais para preparar os profissionais para situações de emergência. 

“O Instituto está aqui hoje, mais uma vez, promovendo um curso de capacitação para os nossos colaboradores. Desta vez, o curso é sobre primeiros socorros e como agir em casos de emergência. O objetivo é sempre melhorar o atendimento aos beneficiários”, destacou.

Teoria e prática

A capacitação contou com momentos teóricos e práticos. A médica intervencionista Renata Dias, instrutora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Sergipe, foi a responsável por conduzir o treinamento. Ela explicou que o foco foi a abordagem da parada cardiorrespiratória, uma das situações mais críticas enfrentadas no ambiente da saúde.

“Estamos aqui no Ipes para poder fazer um treinamento de primeiros socorros com o enfoque em parada cardiorespiratória, que é a reta final, é o ponto final de toda e qualquer patologia. Depois na parada, não tem como piorar. Então, viemos treinar os profissionais de saúde do Ipesaúde para poder tentar impedir que o paciente chegue na parada, com os cuidados prévios à parada. E, se isso acontecer, que eles possam conduzir de maneira adequada, tendo um um maior êxito e consigam trazer os pacientes de volta”, explicou. 

A capacitação contou com o uso de manequins e equipamentos como desfibriladores externos e manuais, permitindo que os inscritos vivenciassem na prática o que foi discutido durante a abordagem teórica. Enfermeira do Ipesaúde, Michelle Melo foi uma das participantes e ressaltou a importância dos profissionais se atualizarem sempre. 

“A gente vê na graduação, mas na prática é uma coisa totalmente diferente. Esse curso é muito importante e eu indico que todo mundo participe e aprenda, porque vai aprender bastante”, afirmou.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *