Nesta sexta-feira, 29, o Ipesaúde está realizando uma programação em homenagem ao Dia do Nutricionista, celebrado oficialmente no dia 31 de agosto. Com o propósito de sensibilizar os beneficiários sobre a relevância de uma alimentação equilibrada para o manejo ou a prevenção de doenças metabólicas, o evento reúne palestras e orientações voltadas à nutrição clínica, aliada ao fomento de atividades físicas, e ao cuidado integral à saúde.

A programação foi iniciada durante a manhã, na sede matriz e no Centro de Endocrinologia e Diabetes do Ipesaúde, com as explanações dos nutricionistas Noel Andrade e Gabriella Feitosa, que abordaram temas relativos à alimentação equilibrada e às estratégias para evitar doenças metabólicas como diabetes, obesidade e hipertensão. Em sua explanação, Gabriella ponderou que uma alimentação equilibrada, rica em vitaminas e minerais, contribui para a saúde do organismo como um todo, inclusive a saúde mental.

Segundo Noel, o diabetes e a obesidade são as doenças metabólicas mais comuns entre os beneficiários atendidos no Centro de Endocrinologia e Diabetes. “O que sempre digo a esses pacientes é que a alimentação equilibrada é primordial no tratamento dessas condições”, disse. Ele destacou que, além da alimentação, a prática de atividades físicas e o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar são vitais para o controle dessas doenças.
Noel explicou que é necessário equilibrar o consumo de carboidratos complexos, alimentos integrais, e realizar a combinação correta de nutrientes. “Às vezes, os pacientes pensam que certos alimentos são vilões, como o pão, mas quando combinados de forma adequada, por exemplo, com proteínas como frango, tornam-se nutritivos”, pontuou.

Para ele, o papel do nutricionista envolve educação em saúde para adoção de hábitos que promovam qualidade de vida: “O sucesso do tratamento está na compreensão e na adesão do paciente às orientações. O que me deixa feliz em minha profissão é quando o paciente entende a importância da alimentação adequada e traz resultados concretos, como o controle das glicemias, emagrecimento e melhora do bem-estar físico e mental”.

Airton Bezerra, beneficiário do Ipesaúde e paciente no Centro de Diabetes, destacou a relevância do evento para o incentivo aos cuidados com a saúde. “O Ipes está de parabéns pela palestra e pelo avanço no tratamento dos pacientes com hipertensão e diabetes. Para mim, a alimentação saudável é uma aliada fundamental no controle do diabetes, que é uma doença nutricional. Se você respeitar a alimentação e dosar os carboidratos, proteínas e lipídios, consegue manter um índice glicêmico equilibrado e viver melhor”, ressaltou.

Já no período da tarde, das 14h às 16h, a nutricionista Graziella Roberta conduzirá as orientações focadas nos cuidados clínicos e preventivos. Em sua avaliação, o evento reforça a importância de adotar estratégias simples e eficazes para a prevenção e o controle de doenças metabólicas, incentivando os beneficiários a promoverem hábitos diários mais conscientes e saudáveis, principalmente com acompanhamento nutricional.

