Página Inicial > Notícias > Notícias > Ipesaúde promove medicina preventiva para crianças recém-nascidas até dois anos

Ipesaúde promove medicina preventiva para crianças recém-nascidas até dois anos

Última atualização em 12/07/2022 às 09:53:54

A Doutora Eurydice Alencar é umas das médicas a atender na unidade há 24 anos e chama a atenção para com as mudanças no comportamento e na saúde dos pequenos nesse tempo. O maior diferencial que ela percebeu na conduta infantil foi a inserção da tecnologia no cotidiano delas como o uso de celular, por exemplo. “Já estamos a receber pacientes com problemas físicos relacionados à tecnologia, principalmente de visão e coluna”, ressalta. Desvios na atenção também entram na lista da profissional.

Outro ponto negativo na opinião da Dra. Eurydice está relacionado a distúrbios das gorduras e do açúcar – a chamada “dislipidemia”. São desequilíbrios orgânicos relacionados a colesterol, triglicérides, glicemia e diabetes. “Quando eu comecei a trabalhar aqui era muito raro solicitar esse tipo de exame. Hoje de cada dez crianças, oito vem com alteração”, diz perplexa.

Para ela ideal seria usar essas novas tecnologias por uma hora ou uma hora e meia por turno já que o uso abusivo interfere negativamente na alimentação desse público. “Eu tento até dar um “susto do bem” para os responsáveis sobre alimentação e hábitos saudáveis”. Para a médica o foco está sempre na prevenção.

De acordo com a médica crianças com sete anos precisam de uma boa atenção no que tange a limites. De acordo com a médica “até os sete anos os pais conseguem moldar uma boa personalidade nos seus filhos; depois disso fica mais difícil esse tipo de educação psicológica e de valores”.

A profissional da medicina ressalta ainda a importância da humanização do atendimento. “Acredito que falta para alguns profissionais prestar atenção na psicologia da criança e de seus familiares e não apenas na doença do pequeno paciente. Às vezes o problema não está no menino ou na menina, mas em alguém próximo a eles”, relata. Para ela muitos dos casos poderiam ser melhor diagnosticados e solucionados mediante essa observação.

Seus atendimentos ocorrem de segunda a quinta pela manhã, no horário das 08:00 às 11:00 hs, sendo que às quartas o acolhimento é feito em tempo integral. Além do turno matutino ela também faz consultas à tarde, das 14:00 às 17:00 hs. Dra Eurydice Alencar atende em média a 12 pacientes por turno no setor de pediatria localizado na sede do Ipesaúde na Rua Campos, 177 Bairro São José. Fone: (79) 3226-2828.


A Doutora Eurydice Alencar é umas das médicas a atender na unidade há 24 anos e chama a atenção para com as mudanças no comportamento e na saúde das crianças

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *