Página Inicial > Notícias > Notícias > Ipesaúde promove roda de conversa com os colaboradores do Centro de Diabetes em alusão ao Janeiro Branco

Ipesaúde promove roda de conversa com os colaboradores do Centro de Diabetes em alusão ao Janeiro Branco

janeiro branco no ipesaúde roda de conversa no centro de diabetes

Saúde mental importa. Partindo desse princípio, o Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) segue com a programação de ações alusivas ao Janeiro Branco, mês que ressalta a importância de cuidar da saúde mental. E nesta quinta-feira, 23, foi promovida uma roda de conversa com a psicóloga Tatiane Carvalho e os colaboradores que atuam no Centro de Endocrinologia e Diabetes Luciano Barreto Júnior.

O objetivo da ação no Centro de Diabetes do Ipesaúde foi fortalecer diálogos abertos e acolhedores sobre saúde mental no ambiente de trabalho, incentivando a empatia e a construção de redes de apoio entre os funcionários. 

Com o tema “A importância da saúde mental e emocional no ambiente de trabalho”, a psicóloga afirmou que a saúde mental deve ser cuidada o ano inteiro, com atenção nos três pontos importantes: perceber, sinalizar e tratar. “Gosto sempre de frisar que é muito importante colocar no cronograma anual a questão da saúde mental, e as instituições vêm fazendo isso, e a gente consegue visualizar nitidamente a melhora do ambiente de trabalho, a leveza nas relações”, considerou.

De acordo com Tatiana, quando o ambiente de trabalho preza pela saúde mental dos colaboradores, “existe um olhar mais assertivo com o outro, uma preocupação em sinalizar quando não se está bem”, e isso acaba se inserindo na rotina da equipe.

Estar bem para atender bem

A especialista destaca ainda o reflexo desse ambiente mais salutar e produtivo na relação entre os colaboradores e beneficiários do Ipesaúde. “Nesse contexto favorável o beneficiário também acaba sendo contemplado. Se quem está na linha de frente está bem, ele consegue, com certeza, receber esse beneficiário de uma forma positiva”, salientou.

Durante a roda de conversa e na troca de experiências no dia a dia com os colegas e beneficiários, um ponto que chama a atenção do colaborador Jonathan Fernando é sobre como é importante acolher e ofertar um atendimento humanizado. “Sempre converso com os colegas sobre ter esse olhar com o beneficiário, porque proporcionando uma boa recepção para eles, eles também irão me acolher e me tratar bem”, afirmou.

A colaboradora Érika Paiva aprovou a ação, sugerindo que mais iniciativas como essa sejam realizadas. Para ela, momentos como esse resgatam a importância da empatia, da humanização nas relações entre colegas e os beneficiários. “Quem chega até nós precisa que estejamos bem para entendermos suas necessidades e consigamos solucionar a demanda. E muitos pontos do que foi dito na roda de conversa já foram vivenciados nas nossas experiências no dia a dia”, declarou.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *