Última atualização em 11/12/2023 às 10:58:51
O primeiro mutirão do Instituto de Promoção e Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) aconteceu na manhã deste sábado, 7, em alusão à campanha do Outubro Rosa, e atendeu beneficiárias em consultas de mastologia e ginecologia. Durante a consulta, os médicos realizaram exames e também geraram guias prioritárias para análises complementares na rede credenciada.
As usuárias foram contempladas com lembranças, aproveitaram a manhã de cuidados especiais em sessões de bem-estar e beleza e ainda atualizaram a caderneta de vacinação. Tudo isso, ao som do ritmo do Grupo Batalá, que trouxe dança e alegria às presentes.
Num momento de conscientização e esclarecimento da campanha, a médica mastologista Fernanda Hagenbeck acolheu e realizou uma palestra de conscientização abordando a prevenção, fatores de risco e detecção precoce. Foi também um momento em que as beneficiárias aproveitaram para esclarecer suas dúvidas referentes aos serviços da autarquia com a equipe técnica.
“Essa iniciativa de vocês é louvável. O Governo está de parabéns, porque fez essa grande campanha em prol do Outubro Rosa. Ontem eu estava passando pela Orla e vi, inclusive, o caranguejo iluminado de rosa, o museu da Gente Sergipana de rosa, e isso é muito importante, porque conscientiza e nos faz lembrar da campanha. As mulheres precisam fazer seus exames de rastreamento para que, com isso, a gente aumente a taxa de detecção precoce do câncer. Que as mulheres não deixem para procurar o médico apenas quando perceberem algum sintoma”, ressalta Hagenbeck.
O presidente do Ipesaúde, que também é médico mastologista, adverte que o câncer de mama é o segundo tipo de neoplasia mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, representando uma das principais causas de morte. “Só este ano estima-se mais de 66 mil casos da doença no Brasil, e em Sergipe em torno de 530 casos. Então, o Ipesaúde adere à campanha do Governo do Estado, dando atenção a essa importante patologia, e por isso fizemos esse mutirão bem no início do mês para poder adiantar as consultas com mastologistas e ginecologistas, com o intuito de prevenir e fazer o diagnóstico precoce, realizar os exames e retornar aos médicos ainda dentro do mês. Abrimos uma agenda especial para que todas as beneficiárias que foram atendidas aqui hoje voltem com seus exames para o retorno das consultas no mês de outubro”, adiantou Cláudio Mitidieri.
Satisfação

A professora Renata Ferreira dos Santos, 36 anos, estava animadíssima em poder agilizar sua consulta de rotina. “Em dez anos que eu tenho Ipesaúde eu nunca vi nada igual ao que está sendo oferecido aqui hoje. Estou saindo muito bem atendida, acolhida, com minhas guias para fazer meus exames, além de poder desfrutar de toda ação que foi muito bacana. Eu estou indo para casa muito feliz e satisfeita”, garantiu Renata.
A aposentada Maria de Fátima Rodrigues Guimarães, 69 anos, é beneficiária do Ipesaúde há quase 40 anos e ficou surpresa com o mutirão. “Vocês estão de parabéns, o atendimento foi excelente, além da consulta com a médica Leilane, que é maravilhosa! Depois fiz até massagem. Agora vou fazer minha sobrancelha”, relatou Maria.
Diagnosticada com câncer de mama em 2022, Silvilene Alves da Silva, 39 anos, fez todo seu tratamento pelo Ipesaúde e compartilha que se sente muito bem e fez questão de vir participar do evento. “Este é um momento ímpar para quem passa por esse processo. Meu tratamento continua, e aproveitei para assistir à palestra, para cuidar da beleza, retocando minha sobrancelha com pigmentação”.
O diretor de Assistência à Saúde do Instituto, Sylvio Mauricio Mendonça Cardoso, destacou que esse foi um pontapé, uma iniciativa fantástica da equipe diretiva do Ipesaúde e que deve acontecer daqui para frente todos os anos. “Todo o time do Ipesaúde está de parabéns por fazer acontecer este mutirão. Uma ação de prevenção sempre será mais importante que ações curativas”, afirmou Sylvio.

