Página Inicial > Notícias > Notícias > Ipesaúde reforça orientações sobre prevenção de doenças respiratórias

Ipesaúde reforça orientações sobre prevenção de doenças respiratórias

Alguns hábitos na rotina de cuidados com a saúde podem ser fundamentais para prevenir, por exemplo, doenças respiratórias. Para tanto, o Ipesaúde segue orientando todos os beneficiários, a partir de medidas preventivas, capacitação e esclarecendo dúvidas, principalmente a respeito do coronavírus. Todas as informações já vem sendo amplamente divulgadas pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde.

O Coronavírus pode ser transmitido através da inalação de secreções respiratórias (tosse e espirro), ou ao tocar a boca, nariz e olhos com as mãos, logo depois de ter tido contato direto com superfícies contaminadas pelo vírus.

Vale ressaltar que as iniciativas estão sendo realizadas de maneira preventiva, já que nenhum caso foi confirmado em Sergipe. Sendo assim, é importante que medidas profiláticas sejam tomadas, como higienizar corretamente as mãos com água e sabão, fazer o uso de álcool e gel ao tocar em objetos de uso comum, buscar manter o ambiente higienizado com álcool a 70%, preferir o uso de lenços descartáveis para tossir ou espirrar e evitar aglomerações.

Caso apresente algum tipo de problema respiratório, o recomendável é comparecer a uma Unidade de Urgência, utilizando máscara, e evitar o contato com pessoas que apresentem um quadro de doenças crônicas ou imunidade baixa.

Capacitação

Para realizar os encaminhamentos devidos, o Serviço de Pronto Atendimento do Ipesaúde tem participado de capacitações sobre o tema. Os profissionais receberam orientações sobre sinais e sintomas, forma de contágio, tratamento, recomendações/precauções. Além disso, também, foram discutidos, especificamente, com profissionais diretamente envolvidos na assistência, o fluxo para definição de casos, notificação, coleta de amostra e cuidados com o paciente.

Dúvidas

O governo do Estado disponibiliza a partir desta terça- feira, 3, número de Whatsapp (79) 9 8807-2983 para a população tirar dúvidas sobre o Coronavírus (Covid-19), que estará ativo das 7 às 17h, de segunda a sexta-feira. O monitoramento fica ao encargo da Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (DVS/SES). Há, ainda, o contato da Ouvidoria Geral do SUS, 136.

Com informações da Secretaria de Estado da Saúde

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *