O Dia Internacional da Mulher, comemorado no próximo domingo, 8 de março, é uma data de extrema importância e que reafirma o compromisso com as lutas e conquistas. Com objetivo de promover um momento de reafirmação da importância de todas as beneficiárias e colaboradoras, o Ipesaúde realizou ação voltada às mulheres, com palestras e orientações, principalmente sobre a saúde feminina. O evento ocorreu na manhã desta sexta-feira,6, na área central da sede da autarquia, rua campos, 177, em Aracaju.
Atualmente, o Ipesaúde possui mais 66.912 beneficiárias, que recebem assistência em diversos serviços da autarquia, nas unidades próprias e clínicas credenciadas com serviços de endocrinologia, ginecologia, obstetrícia e exames ginecológicos. Para além disto, atividades essenciais de promoção à saúde já fazem parte do calendário da autarquia. Entre elas, estão as ações de conscientização sobre o câncer de mama, controle de doenças crônicas, saúde mental, mudanças na rotina com o passar dos anos, importância de visitas regulares ao médico, entre outras.
A ação contou com a participação de beneficiárias e colaboradoras, que puderam receber orientações da equipe de enfermagem, educação física e nutrição. Assuntos que se correlacionam, na manutenção do bem-estar da mulher. Beneficiária há 40 anos, Marli Santana elogiou a iniciativa e frisou que é sempre um incentivo. “Eu achei muito importante, pois a atividade física, por exemplo, faz muita diferença e incentiva muito. Vou por em prática tudo que ouvi aqui, pois acredito que nunca é tarde para começar”, disse.
Já a colaboradora do setor de recursos humanos do Ipesaúde, Claudia Costa, ressaltou que a união entre as mulheres para debater esses temas específicos contribui para mudanças na qualidade de vida.” Todas as mulheres devem estar atentas sobre a saúde e essa oportunidade é um presente pra todas nós, principalmente pelo momento em que estamos prestes a comemorar o Dia Internacional da Mulher. Traz uma noção a mais de que temos que nos cuidar e evitar problemas futuros, não só fisicamente, mas também na convivência com os familiares e amigos”, finaliza.

