O ato de fumar é reconhecido como uma doença crônica, causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco, sendo grande fator de adoecimento e mortes no mundo. E de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é também uma condição importante para complicações da Covid-19.
No último dia 29 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, que tem como objetivo reforçar as ações nacionais de conscientização sobre os danos sociais, de saúde, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Devido a isso junto a equipe capacitada do INCA, através da Secretaria do Estado da Saúde, o Instituto de Promoção e Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) promoveu uma palestra sobre esse tema e a importância de não fumar.
“Nessa palestra falamos um pouco sobre o tabagismo, as doenças que ele pode causar e esse é um serviço prestado ao beneficiário, que traz alguma informação para sensibilizar o fumante a pensar na possibilidade de deixar de fumar” relata Lourdes Menezes, enfermeira e coordenadora do Centro Cardiorrespiratório Jason Gois da Silva Neto do Ipesaúde. Ainda segundo Lourdes, será implantado em breve um programa de tabagismo aqui na autarquia.
Já Nayara Sena, enfermeira do Centro Cardiorrespiratório do Ipesaúde reforçou o alerta. “A importância dessa palestra é conscientizar as pessoas que o tabagismo faz mal tanto a elas que usam e quanto para os que estão no seu convívio, o famoso fumante passivo, que acomete principalmente mais as crianças e os idosos”, comenta.
Malefícios
Conforme dito inicialmente, a nicotina é uma das principais substâncias do cigarro causadora da dependência. De acordo com a enfermeira Nayara, essa dependência ocasiona várias doenças, tanto cardiovasculares, respiratórias, tuberculose, úlceras intestinais e diversas outras. Além disso, há o risco de vários tipos de câncer sendo os mais associados ao tabagismo: câncer de pulmão, câncer de próstata, câncer de mama na mulher, câncer de boca, câncer de língua e muitos outros.
Com tantos riscos, a enfermeira faz recomendações para aqueles que ainda são dependentes e sofrem vício de fumo para pararem de fumar: “o Ministério da Saúde fornece o tratamento pelo SUS que é gratuito, e eles têm um número para contato que é 136 e nele você fala com eles e informa a sua vontade para parar de fumar. Eles vão localizar as unidades mais próximas e então ocorre o acompanhamento médico, psicológico, consulta de enfermagem, medicação, tudo isso para incentivar e ajudar nesse tratamento”.
“Por mais que a gente tenha vontade de parar, não deixa de ser um vício e como um vício, é difícil de sair então é preciso de força de vontade da gente e de outras pessoas, e é aí onde o SUS está ofertando” finaliza Nayara Sena.
O Centro Cardiorrespiratório Jason Gois da Silva Neto funciona de segunda a sexta das 7h às 18h e é localizado na Rua Campos, 177, bairro São José – Aracaju. Os telefones para contato são 3226-2828 e Whatsapp 98810-2828.




