Página Inicial > Notícias > Notícias > Ipesaúde sinaliza atenção à reabilitação pediátrica

Ipesaúde sinaliza atenção à reabilitação pediátrica

Mais conhecida como reabilitação infantil, essa área visa promover o desenvolvimento da criança para o restabelecimento de funções e possibilitar a participação de atividades sociais. Por isso, é importante que os pais estejam atentos quanto à saúde física de seus filhos.

Em casos da criança possuir algum diagnóstico clínico fechado, prematuridade ou até mesmo apresentar atraso no desenvolvimento neuropsicomotor são sinais que mostram a necessidade de um acompanhamento por uma equipe multidisciplinar, segundo Alessa Rosita, fisioterapeuta especializada em fisioterapia neurofuncional do Ipesaúde.

“A avaliação é feita através de uma entrevista com o responsável pela criança sobre a gestação, o momento em que foi feito o diagnóstico ou quando os responsáveis perceberam que a criança apresentava algo diferente das outras, verificação de exames caso tenha, avaliação pela escala de desenvolvimento neuropsicomotor e também as capacidades funcionais da criança, ou seja, o que ela consegue realizar e o que não consegue, dentro do que predito para a idade da mesma. A conduta é traçada de acordo com a necessidade individual de cada paciente que pode ser feita através de estimulação precoce com atividades lúdicas, favorecendo a aprendizagem motora”, comenta a fisioterapeuta.  

Outras informações

Outro ponto relevante desse processo é o trabalho integrado por uma equipe multidisciplinar, que possibilita auxiliar as necessidades específicas da criança. Sobre o fisioterapeuta nesse quesito, Alessa diz: “o fisioterapeuta exerce importante função no desenvolvimento correto da criança, para que ela possa ter uma melhor qualidade de vida, mesmo com as suas possíveis limitações”.

Além disso, a médica do Ipesaúde destaca que a criança pode se divertir durante a atividade, seja por meio de práticas lúdicas, brinquedos de luz e som, circuitos psicomotores, entre outros. “O fisioterapeuta precisa traçar um plano de tratamento que alcance seus objetivos e a criança sinta prazer em realizar” fala. 

Por fim, Alessa ressalta a estimulação precoce que tem como objetivo estimular e facilitar as posturas e movimentos que favoreçam a aquisição sensório-motora, potencializando o desenvolvimento neuropsicomotor. Dessa forma, a participação dos pais é importante nesse quesito.
 
“Os pais têm um papel fundamental para que essa estimulação seja continuada em casa e nos ambientes de lazer da criança, seguindo as recomendações do profissional para que o paciente apresente um melhor desempenho funcional dentro da sua faixa etária”, finaliza Alessa Rosita.

O atendimento para reabilitação pediátrica pode ser feito no Centro de Reabilitação Maria Virgínia Leite Franco, localizado na Rua Dom José Thomaz, 331, no bairro São José. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 7h às 13h e os telefones para contato são (79) 3211-0904 e (79) 3211-1727.

Alessa Rosita, fisioterapeuta

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *