Um momento aguardado com grande expectativa pela enfermeira Patrícia Garcez, a primeira da linha de frente do serviço de urgência do Ipesaúde a receber a dose da vacina contra o coronavírus, na manhã desta segunda-feira, 25. “A sensação é de alívio, pois são meses bem sofridos com a pandemia e a vacina é um sinal que podemos esperar dias mais tranquilos”, pontua.
As doses foram administradas por uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde. Serão vacinados, neste primeiro momento, 114 profissionais entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que atuam na unidade de urgência e também no Centro de Tratamento de Síndrome Gripal. Cerca de 270 profissionais precisam ser imunizados.
O enfermeiro Gerinaldo Correia, do Centro de Tratamento da Síndrome Gripal também falou sobre a importância da vacina. “Esse momento é histórico, importante, não só para o Brasil, mas para o mundo, diante desse caos que passamos durante 2020. Hoje, é um suspiro para área da saúde com a chegada dessa vacina. Isso não é fácil, eu mesmo, em minha família, já perdi dois tios por causa da covid-19 e lá trabalhando na linha de frente, eu vejo que esse vírus não é brincadeira”, conta Gerinaldo Correia.
Enfrentamento
Desde o início da pandemia em 2020, o Ipesaúde montou uma estrutura totalmente capacitada para atender todos beneficiários que buscam assistência com sintomas de doenças respiratórias, sendo casos suspeitos ou confirmados de Covid-19. O Centro de Tratamento da Síndrome Gripal atende das 7h às 12h, na rua Dom José Thomaz, 331, bairro São José. A unidade conta com uma equipe composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para atender a demanda.
O Serviço de Pronto Atendimento (SPA) também recebe beneficiários com sintomas de doenças respiratórias 24h e fica localizado na avenida Desembargador Maynard, anexo ao Hospital Cirurgia. Lembrando que para os casos de urgência pediátrica, o acolhimento é no Hospital São Lucas.
Apesar da chegada da vacina, o momento é de continuidade das medidas de proteção contra o coronavírus, como explica a enfermeira Marcela Martins, supervisora do turno da manhã no SPA.
“A vacina chega em um momento importante e nos motiva, principalmente nós que estamos aqui na linha de frente e temos que redobrar os cuidados. Mas é importante ressaltar que é preciso continuar com a conscientização e é primordial manter a precaução, o uso do álcool, higienização das mãos, uso da máscara e evitar aglomerações”, alerta.


E nós médicos do Centro de Especialidades? Quando receberemos vacina? Pois tambem lidamos com alguns pacientes que depois do PCR evidencia Covid.
Bom dia. De acordo com o protocolo estabelecido pelo Plano de Imunização seguido, neste primeiro momento serão vacinados os profissionais da linha de frente. Assim que outros grupos forem liberados continuaremos informando amplamente.
Contesto.Porque no plano Estadual diz” ipsis litteris”..”.Trabalhadores da Saúde”…Sem mais comentarios.