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Nova estrutura do Programa de Atenção Domiciliar do Ipesaúde gera economia de recursos financeiros

Atualmente existem 74 beneficiários assistidos pelo PAD, no nível de assistência básica
caregiver measuring blood pressure of senior woman at home. kind carer measuring the blood pressure of a happy elderly woman in bed in the nursing home.

O Programa de Atenção Domiciliar (PAD) do Ipesaúde, que presta assistência aos pacientes que necessitam de cuidados em casa, passou por uma reestruturação nesta gestão e vem conseguindo implementar o alinhamento dos planos terapêutico, de alta e as condutas, o que possibilitou não somente aumentar o número de altas médicas no primeiro trimestre deste ano, como também gerar economia para o setor.

De acordo com a coordenadora administrativa do PAD, Danielly Palmeira Dias, atualmente existem 74 beneficiários assistidos pelo PAD, no nível de assistência básica. “De janeiro para cá teve um grande número de alta, o que demonstra não só a melhora clínica dos pacientes como também mais admissão”.

Segundo ela, nessa nova estrutura do Programa são realizadas reuniões mensais com a equipe multidisciplinar. “Uma vez por mês toda a equipe se reúne para alinhar os objetivos. Como resultado dessa interação obtivemos o plano terapêutico, que está possibilitando o aumento do número de alta”, afirma.

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Coordenadora administrativa do PAD, Danielly Palmeira Dias

Apoio familiar

Conforme Danielly, a assistência aos beneficiários acamados é prestada através de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e nutricionistas na própria casa do paciente. O atendimento se dá através dos cuidados e da educação continuada com a família. “É importante a presença da família, o PAD só funciona quando a família tem um cuidador e um responsável pelo paciente, porque o tratamento exige uma soma de cuidados”, ressalta.

Ela disse ainda que atualmente a avaliação do paciente é feita através do uso de escalas específicas e scores que fecham o nível de assistência que o paciente precisa. “Temos o nível 1, nível 2 e nível 3. O nível 1 é voltado para os pacientes de baixa complexidade, eles recebem assistência fisioterapêutica, de fonoaudiologia, médica e de enfermagem, e são pacientes neurológicos acamados, que estavam hospitalizados e permanecem acamados em casa; já os pacientes dos níveis 2, de média complexidade, e nível 3, de alta complexidade, entram em uma situação de internação domiciliar de 6h, 12h ou 24h, a depender do quadro clínico”, informa.

Atendimento continuado

Quando o paciente recebe uma alta médica em razão de uma melhora da sua condição clínica, física e da sua patologia, a equipe do PAD entra em contato com o Centro de Reabilitação e com o Centro de Endocrinologia e Diabetes do Instituto para que o paciente continue sendo assistido.

Ela destaca que os pacientes que precisam de curativos, com condição de locomoção e tem essa melhora física conta com a assistência do Centro de Endocrinologia e Diabetes. “Tem sempre essa ponte entre os sistemas do Ipesaúde para melhor prestar assistência ao beneficiário”, ressalta.

Economia de recursos

Na atual gestão, o Programa de Atenção Domiciliar conseguiu um avanço em relação à questão de recursos através do ajuste de fluxos e de rotina, que gerou uma economia bem positiva. “Essa economia chega de forma positiva para a gente melhorar tanto a parte de recursos humanos, com a ampliação da equipe, quanto de recursos para a assistência”, revela.

Contato

O beneficiário pode entrar em contato com o PAD através dos telefones (79) 3198-4269 / 3198-4379. O setor funciona na sede do Ipesaúde, localizada na Rua Campos, 171, bairro São José, em Aracaju, de segunda a sexta das 7h às 16h.

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(1) Comment

  1. Marcos Palmeira

    Parabenizo o Trabalho da equipe Ipesaude/Sergipe nessa nova gestão. Desejo sucesso a todos. Abraços na Danielly Palmeira Dias pelo seu desenpenho.

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