Página Inicial > Notícias > Notícias > Nutricionista do Ipesaúde alerta sobre intoxicação alimentar

Nutricionista do Ipesaúde alerta sobre intoxicação alimentar

As altas temperaturas que costumam ser mais frequentes no verão podem desencadear alguns problemas de saúde, a exemplo da intoxicação alimentar, caso não haja o manuseio e armazenamento correto dos alimentos, como explica a nutricionista do Ipesaúde, Mônica Franklin.

“Nesta esta época do ano, a intoxicação alimentar é muito mais incidente, tendo em vista que o aumento de temperatura auxilia na proliferação de vírus e bactérias em alimentos, quando estes não são armazenados de maneira correta, ou são expostos ao calor excessivo. Além disso, é preciso manter a hidratação, consumir frutas ricas em água, alimentos leves e tomar alguns cuidados no consumo de alimentos vendidos em praias, bares, entre outros”, alerta Mônica Franklin.

A nutricionista comenta que os sintomas do problema podem se manifestar de acordo com a causa. “Se for bacteriano, os sintomas geralmente aparecem cerca de 2h após a ingestão do alimento contaminado. Já por vírus, o tempo é maior podendo aparecer até 72h depois. Febre, diarreia e vômito são os sintomas mais comuns, variando de acordo com o que causou”, disse.

Tratamento

O tratamento varia e a avaliação médica para cada caso é importante, ressalta Mônica Franklin. “Ao apresentar os primeiros sintomas, é necessário procurar um médico para que sejam dados os encaminhamentos adequados. Quando ocasionada por bactéria, no tratamento são recomendados hidratação, alimentação leve e saudável e ingestão de antibióticos. Quando se trata de vírus o tratamento pode ser mais simples, a exemplo de hidratação e alimentação balanceada”, explica.

Orientações

Para se manter saudável no verão, a nutricionista sugere ainda que haja preferência aos alimentos naturais, ou feitos em casa, evitar alimentos açucarados, pois eles tendem a desidratar mais rapidamente, ingerir muita água, ao comprar um produto analisar as procedências do local e do que está sendo adquirido, se os alimentos estão devidamente lacrados e dentro do prazo de validade, atentar-se a refrigeração e armazenamento dos alimentos.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *