Recentemente, foi implantada uma ação semanal no Centro Cardiorrespiratório Jason Gois da Silva Neto do Ipesaúde (CCR). Essa ação possui o propósito de informar aos pacientes, durante o atendimento na sala de espera, orientações relacionadas a determinados temas da saúde, a exemplo da importância da nutrição para o coração.
O nutricionista é o profissional que trabalha diariamente com a promoção da saúde, sempre buscando garantir uma alimentação saudável aos seus pacientes. Lara Dantas, nutricionista do Centro Cardiorrespiratório do Ipesaúde, comenta a importância do trabalho desse profissional nos dias atuais.
“No contexto atual, ela ronda mais no contexto do pós Covid. A alimentação saudável do pós Covid ajuda a recuperar o paciente muito mais rápido, sabemos que o paciente sai do hospital ainda debilitado, com algumas deficiências devido ao tempo de internamento, muita perda de massa muscular, então o meu trabalho hoje está sendo bem mais importante para a recuperação deste paciente”, disse Lara Dantas.
Sobre a nutrição junto ao atendimento de cardiologista com foco em alimentos que fazem bem à saúde, a coordenadora do CCR, Maria de Lourdes faz alguns esclarecimentos. “Precisamos ter um controle na nossa alimentação, já que tudo que a gente come tem seus prós e contras. Então a gente tem que ter um equilíbrio, não é deixar por completo determinado alimento pois todo alimento pode conter propriedades que podem trazer bem a determinado organismo e outras que podem fazer mal. Nós precisamos ter uma alimentação mais saudável e esse foi o objetivo da palestra”, comenta.
Dicas alimentares
A nutricionista Lara Dantas fez algumas sugestões voltadas à saúde do coração, que são:
Alimentos vermelhos e roxos – podem ser incorporados junto de sucos, combinando dois deles no mesmo suco. Exemplos: beterraba, repolho, berinjela, amora.
Fibras, saladas – ocupar metade do prato com fibras e saladas vai trazer mais saciedade, ajudar com que o paciente consuma menos gorduras que não são interessantes para o coração e as fibras conseguem incorporar essa gordura não saudável junto ao bolo fecal, que posteriormente será eliminado, e ajudando na diminuição do colesterol ruim.
Alimentos laxantes – voltados à quantidade de fibras, esses alimentos as têm em abundância. Exemplos: mamão, ameixa e bastante água ajudam a eliminar e auxiliam no bolo fecal.
O atendimento com a nutricionista é feito de segunda à sexta das 7h às 13h no Centro Cardiorrespiratório Jason Gois da Silva Neto, localizado na Rua Campos, 177, São José. As consultas são marcadas através dos canais oficiais no 3226-2828 e whatsapp 98810-2828.

