Página Inicial > Notícias > Notícias > Nutricionista do Ipesaúde faz recomendações alimentares para saúde do coração

Nutricionista do Ipesaúde faz recomendações alimentares para saúde do coração

Recentemente, foi implantada uma ação semanal no Centro Cardiorrespiratório Jason Gois da Silva Neto do Ipesaúde (CCR). Essa ação possui o propósito de informar aos pacientes, durante o atendimento na sala de espera, orientações relacionadas a determinados temas da saúde, a exemplo da importância da nutrição para o coração.

O nutricionista é o profissional que trabalha diariamente com a promoção da saúde, sempre buscando garantir uma alimentação saudável aos seus pacientes. Lara Dantas, nutricionista do Centro Cardiorrespiratório do Ipesaúde, comenta a importância do trabalho desse profissional nos dias atuais.

“No contexto atual, ela ronda mais no contexto do pós Covid. A alimentação saudável do pós Covid ajuda a recuperar o paciente muito mais rápido, sabemos que o paciente sai do hospital ainda debilitado, com algumas deficiências devido ao tempo de internamento, muita perda de massa muscular, então o meu trabalho hoje está sendo bem mais importante para a recuperação deste paciente”, disse Lara Dantas.

Sobre a nutrição junto ao atendimento de cardiologista com foco em alimentos que fazem bem à saúde, a coordenadora do CCR, Maria de Lourdes faz alguns esclarecimentos. “Precisamos ter um controle na nossa alimentação, já que tudo que a gente come tem seus prós e contras. Então a gente tem que ter um equilíbrio, não é deixar por completo determinado alimento pois todo alimento pode conter propriedades que podem trazer bem a determinado organismo e outras que podem fazer mal. Nós precisamos ter uma alimentação mais saudável e esse foi o objetivo da palestra”, comenta.

Dicas alimentares

A nutricionista Lara Dantas fez algumas sugestões voltadas à saúde do coração, que são:

Alimentos vermelhos e roxos – podem ser incorporados junto de sucos, combinando dois deles no mesmo suco. Exemplos: beterraba, repolho, berinjela, amora.

Fibras, saladas – ocupar metade do prato com fibras e saladas vai trazer mais saciedade, ajudar com que o paciente consuma menos gorduras que não são interessantes para o coração e as fibras conseguem incorporar essa gordura não saudável junto ao bolo fecal, que posteriormente será eliminado, e ajudando na diminuição do colesterol ruim.

Alimentos laxantes – voltados à quantidade de fibras, esses alimentos as têm em abundância. Exemplos: mamão, ameixa e bastante água ajudam a eliminar e auxiliam no bolo fecal.

O atendimento com a nutricionista é feito de segunda à sexta das 7h às 13h no Centro Cardiorrespiratório Jason Gois da Silva Neto, localizado na Rua Campos, 177, São José. As consultas são marcadas através dos canais oficiais no 3226-2828 e whatsapp 98810-2828.

Coordenadora do CCR, Maria de Lourdes
Lara Dantas, nutricionista do Centro Cardiorrespiratório

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *