Última atualização em 23/10/2019 às 12:30:08
Necessitando de tratamento ortopédico, Luzia Santos, buscou acolhimento no Ipesaúde.“Tenho 70 anos e sempre fui muito ativa. No trabalho eu precisava estar sempre em movimento e aos poucos fui percebendo que algo me incomodava na região do joelho. Passei a ser acompanhada pelos profissionais e fui muito bem acolhida”, relata.
A beneficiária é paciente do médico-cirurgião especialista em ortopedia e traumatologia, Dr Lécio dos Anjos Borboun, que explica que lesões nas articulações surgem por diferentes razões. “Pode ser um processo degenerativo em decorrência da artrose, esforço repetitivo, doenças hereditárias, lesões traumáticas e outras situações, que já presenciei ao longo do trabalho realizado com os pacientes, geralmente mais idosos, na urgência do Ipesaúde e atualmente no ambulatório. O mais importante nesses casos é procurar um especialista para que possa avaliar e encaminhar da melhor maneira possível”, conta.
O Ipesaúde oferece o serviço de ortopedia e traumatologia tanto na sede, localizada na rua Campos, 177, em Aracaju, quanto na rede de clínicas credenciadas na capital e interior. Marcações de consultas podem ser realizadas diretamente nas credenciadas, ou no Centro de Atendimento, na sede da autarquia.
Ainda de acordo com o Dr. Lécio Bourbon, o paciente que sente alguma dor, desconforto ósseo ou articular precisa tomar cuidado com a automedicação, que pode mascarar quadros que exigem uma intervenção mais eficaz. “A cautela nesses casos é essencial e só ajuda profissional pode oferecer o direcionamento devido. Até por ser um quadro que necessite de tratamentos mais eficientes, cirurgia ou uso de prótese. Para além disto, a mudança de alguns hábitos podem contribuir para a prevenção dessas mazelas e melhoria na qualidade de vida, como a prática de atividade física regular, sempre respeitando os limites, evitar sobrecarga, esforço exagerado e controle do peso corpóreo”, enfatiza.
Otimista com o tratamento, Luzia Santos, diz que seguirá todas as recomendações médicas.”Irei realizar alguns exames para uma avaliação mais detalhada e a partir daí prosseguiremos. Estou muito feliz em poder sonhar com a possibilidade de realizar minhas atividades com mais tranquilidade”, finaliza.
O beneficiário pode obter mais informações sobre esta e outras especialidades através da lista de clínicas credenciadas, na Rede de Serviços, na página inicial do site www.ipesaude.se.gov.br.

Dr. Lécio Bourbon, ortopedista que atua no Ipesaúde 
Beneficiária, Luzia Santos

