Página Inicial > Notícias > Notícias > Pediatra do Ipesaúde dá dicas para melhorar o sono das crianças

Pediatra do Ipesaúde dá dicas para melhorar o sono das crianças

bebê

O sono de qualidade é de fundamental importância para a saúde das crianças. Uma boa noite de sono contribui para o desenvolvimento do corpo e do cérebro dos pequenos. De acordo com o médico pediatra Armando de Araújo, da Unidade Regional do Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde), em Nossa Senhora das Dores, é preciso que os pais se atentem a alguns fatores que garantem uma boa rotina de sono aos seus filhos.

Conforme o especialista, entre as medidas que podem ser adotadas para que a criança durma o tempo necessário está evitar os cochilos no final da tarde. “Para crianças acostumadas a tirar cochilos durante o dia, o ideal é que sejam curtos, com no máximo 30 minutos, e realizados bem cedo. Assim, evitamos interferências no sono noturno”, aconselha.

No momento do sono, o especialista recomenda, inclusive, manter a luz apagada. Ele explica que a luz na retina inibe a produção da melatonina, hormônio muito importante produzido durante o sono. “Esse hormônio tanto ajuda no sono de boa qualidade como também age de maneira benéfica no metabolismo do organismo, ao melhorar a pressão e a imunidade. A luz acesa ou o sono fora de hora atrapalham a produção deste hormônio”, diz. 

whatsapp image 2024 09 13 at 13.19.57 1
Pediatra Armando de Araújo, da Unidade do Ipesaúde Nossa Senhora das Dores

O pediatra também chama a atenção para a alimentação, pois alguns alimentos, por serem estimulantes, atrapalham o sono e devem ser evitados, a exemplo do chá, café e achocolatado. O pediatra também faz uma observação em relação ao uso de telas próximo ao horário de dormir. Ele explica que assistir à televisão ou estar diante do celular, ou do computador, deve ser evitado porque a luminosidade atrapalha o sono. 

Outro destaque é para a atividade física, uma importante aliada do sono. “É durante a atividade física e a prática de esportes que a criança vai gastar as suas energias e isso ajuda muito. Só que essas atividades não devem ser realizadas muito próximas do horário de dormir, devem ser feitas pelo menos três horas antes”, orienta Armando. 

Por fim, o pediatra afirma que é imprescindível criar um ambiente agradável para a criança antes de dormir. “Nesse momento, os pais podem contar histórias, escutar uma música suave com os filhos, tudo isso ajuda a manter um ambiente bom e que possa estimular o sono”, salienta.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *