- Qual o motivo e a importância do uso da biometria facial no Ipesaúde?
O projeto de Biometria Facial está sendo implementado pelo Ipesaúde para garantir mais segurança aos beneficiários, assegurando que os procedimentos oferecidos pela rede credenciada e rede própria sejam executados corretamente e sem fraudes. Além disso, a biometria traz sustentabilidade ao plano, garantindo transparência na utilização dos serviços.
2. A biometria é obrigatória para todos os beneficiários?
Sim. Todos os beneficiários do Ipesaúde devem realizar o cadastramento biométrico, com exceção de crianças de 0 a 3 anos. Já os pacientes em regime home care terão a Biometria feita pelos profissionais durante o atendimento do PAD.
3. Quando será implementada a biometria na rede credenciada?
A segunda fase do projeto de Biometria Facial, na rede credenciada, entra em vigor em 10 de março de 2025, tornando obrigatória a biometria em toda a rede credenciada, com exceção dos hospitais. A terceira fase, que incluirá os hospitais, terá sua data de implementação definida e comunicada posteriormente.
4. A partir de 10 de março, beneficiário sem biometria poderá fazer atendimento na rede credenciada?
Não.
5. Caso a clínica não tenha implementado a biometria, poderei fazer o atendimento?
Não. O beneficiário precisará agendar o exame em outra clínica.
Por isso, orientamos que, antes de confirmar o agendamento, verifique com a clínica se ela já possui o sistema de biometria. O Ipesaúde concedeu um prazo de 9 meses para adaptação e treinamento, garantindo que todas as clínicas tivessem tempo suficiente para implementar essa mudança.
6. Como o beneficiário que ainda não fez a biometria deve proceder?
Ele deve comparecer a uma das unidades do Ipesaúde, na capital ou no interior, para realizar a biometria, e aproveitar a ocasião para atualizar seus dados, como e-mail, endereço e telefone (WhatsApp).
7. É possível fazer a biometria pelo aplicativo ‘Meu Ipes’?
Não. Durante todo o ano de 2024, o Ipesaúde disponibilizou fazer a biometria por meio do aplicativo. E, a partir de agora, só é possível presencialmente, nas unidades da instituição.
8. Mesmo com a biometria, o beneficiário ainda precisa assinar a guia?
Sim. Além da biometria, o beneficiário deve assinar todas as guias para garantir segurança e transparência no atendimento. Dessa forma, teremos também uma segunda forma de verificação caso seja necessário fazer algum ajuste.
9. O que fazer em caso de não reconhecimento facial?
Caso o beneficiário não seja reconhecido pelo sistema, o prestador entrará em contato com o Call Center do Ipesaúde, que realizará uma análise sistêmica da imagem. Caso não seja reconhecida, será solicitado ao beneficiário comparecer a uma unidade do Ipesaúde para refazer a biometria.
10. Qual procedimento deve ser seguido caso ocorra falta de energia ou queda no sistema?
O atendente da clínica solicitará que aguarde alguns minutos para verificar se o fornecimento de energia ou sistema será restabelecido. Caso não retorne, o procedimento será reagendado.
11. Existe um canal de atendimento exclusivo para esclarecimento de dúvidas?
Os beneficiários devem entrar em contato pelos números (79) 3226-2828 ou pelo WhatsApp (79) 99191-6334.