Página Inicial > Perguntas Frequentes – Beneficiários
  1. Qual o motivo e a importância do uso da biometria facial no Ipesaúde?

O projeto de Biometria Facial está sendo implementado pelo Ipesaúde para garantir mais segurança aos beneficiários, assegurando que os procedimentos oferecidos pela rede credenciada e rede própria sejam executados corretamente e sem fraudes. Além disso, a biometria traz sustentabilidade ao plano, garantindo transparência na utilização dos serviços. 

2. A biometria é obrigatória para todos os beneficiários? 

Sim. Todos os beneficiários do Ipesaúde devem realizar o cadastramento biométrico, com exceção de crianças de 0 a 3 anos. Já os pacientes em regime home care terão a Biometria feita pelos profissionais durante o atendimento do PAD.

3. Quando será implementada a biometria na rede credenciada?

A segunda fase do projeto de Biometria Facial, na rede credenciada, entra em vigor em 10 de março de 2025, tornando obrigatória a biometria em toda a rede credenciada, com exceção dos hospitais. A terceira fase, que incluirá os hospitais, terá sua data de implementação definida e comunicada posteriormente.

4. A partir de 10 de março, beneficiário sem biometria poderá fazer atendimento na rede credenciada?

Não.

5. Caso a clínica não tenha implementado a biometria, poderei fazer o atendimento?

Não. O beneficiário precisará agendar o exame em outra clínica.

Por isso, orientamos que, antes de confirmar o agendamento, verifique com a clínica se ela já possui o sistema de biometria. O Ipesaúde concedeu um prazo de 9 meses para adaptação e treinamento, garantindo que todas as clínicas tivessem tempo suficiente para implementar essa mudança.

6. Como o beneficiário que ainda não fez a biometria deve proceder?

Ele deve comparecer a uma das unidades do Ipesaúde, na capital ou no interior, para realizar a biometria, e aproveitar a ocasião para atualizar seus dados, como e-mail, endereço e telefone (WhatsApp).

7. É possível fazer a biometria pelo aplicativo ‘Meu Ipes’?

Não. Durante todo o ano de 2024, o Ipesaúde disponibilizou fazer a biometria por meio do aplicativo. E, a partir de agora, só é possível presencialmente, nas unidades da instituição. 

8. Mesmo com a biometria, o beneficiário ainda precisa assinar a guia?

Sim. Além da biometria, o beneficiário deve assinar todas as guias para garantir segurança e transparência no atendimento. Dessa forma, teremos também uma segunda forma de verificação caso seja necessário fazer algum ajuste.

9. O que fazer em caso de não reconhecimento facial?

Caso o beneficiário não seja reconhecido pelo sistema, o prestador entrará em contato com o Call Center do Ipesaúde, que realizará uma análise sistêmica da imagem. Caso não seja reconhecida, será solicitado ao beneficiário comparecer a uma unidade do Ipesaúde para refazer a biometria.

10. Qual procedimento deve ser seguido caso ocorra falta de energia ou queda no sistema?

O atendente da clínica solicitará que aguarde alguns minutos para verificar se o fornecimento de energia ou sistema será restabelecido. Caso não retorne, o procedimento será reagendado.

11. Existe um canal de atendimento exclusivo para esclarecimento de dúvidas?

Os beneficiários devem entrar em contato pelos números (79) 3226-2828 ou pelo WhatsApp (79) 99191-6334.