Página Inicial > Notícias > Notícias > Por que a vacina BCG é importante? Explica enfermeira do Ipesaúde

Por que a vacina BCG é importante? Explica enfermeira do Ipesaúde

Nesta quinta-feira, 1 de julho, quando é intitulado o Dia da Vacina BCG, o Ipesaúde aproveita a oportunidade para alertar sobre a extrema importância da imunização.

Criada em 1921, a vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérin) foi responsável pela inibição da mortalidade infantil. A mesma protege contra meningite tuberculosa e a tuberculose miliar, como conta a enfermeira responsável pela Sala de Vacinação do Ipesaúde, Carolina Morais.

“A vacina é indicada de rotina a partir do nascimento, devendo ser administrada o mais precocemente possível, de preferência antes de o bebê deixar a maternidade. A vacina é administrada também aos contatos intradomiciliares de pacientes com hanseníase. É administrada com a finalidade principal de prevenir as formas graves da tuberculose (miliar e meníngea)”, explica.

Ademais, a mesma faz parte do Calendário Básico de Vacinação e deve ser administrada o mais precocemente possível. É importante frisar que os bebês devem possuir peso igual ou maior que dois quilos, estarem bem de saúde e possuir até quatro anos, onze meses e vinte e nove dias.
De acordo com Carolina Morais “a BCG é de suma importância, mas a procura caiu significativamente nesses últimos meses aqui na sala”.

A Sala de Vacinação do Ipesaúde funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 15:30h. Cabe ressaltar que a aplicação da BCG é realizada às sextas-feiras.

enfermeira responsável pela Sala de Vacinação do Ipesaúde, Carolina Morais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *