Última atualização em 23/10/2019 às 12:16:17
Por Serviço de Atenção em Saúde Mental- Ipesaúde
O suicídio é um fenômeno complexo que intriga a humanidade ao longo dos séculos e que tem natureza multifatorial, ou seja, pode ser relacionado a fatores biológicos, genéticos, psicológicos, sociais, culturais, ambientais, dentre outros.
Um dos principais agentes causadores do suicídio, entretanto, é o próprio estado mental do suicida, destacando-se que o acometimento de algum transtorno mental conforma um importante fator de risco: depressão, por exemplo, é o diagnóstico prevalente em suicídios consumados.
As estatísticas ilustram porque o tema representa um importante problema de Saúde Pública na atualidade: a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo, o que totaliza 800 mil casos por ano (OMS, 2019).
De difícil prevenção e controle, as principais estratégias de enfrentamento da questão envolvem a disseminação de informações apropriadas e o estabelecimento de redes de apoio junto aos profissionais de saúde, educadores, sociedade civil, comunicadores, governantes e legisladores, famílias e comunidades.
Nesse sentido, há também que se desconstruir o mito de que “quem quer se matar se mata e não ameaça”, pois a maioria dos suicídios consumados se sucedem, efetivamente, a inúmeros sinais ou avisos anteriores.
Identificar, abordar, manejar e encaminhar um suicida na comunidade é tarefa de qualquer um que esteja disposto a colaborar com a pessoa que se encontra em sofrimento psíquico e isso pode ser feito apenas seguindo algumas orientações básicas: identificar um suicida em potencial através de seu isolamento, comportamentos ambivalentes ou impulsivos, tristeza e choro constantes; abordar a pessoa adequadamente, sem expressar espanto ou julgamentos; “ouvir”; exercitar empatia frente ao que for compartilhado; respeitar as opiniões e valores da pessoa; pensar com ela caminhos possíveis para uma vida mais plena.
O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias (telefone para contato – 188).

