Página Inicial > Notícias > Notícias > Problemas urológicos: Ipesaúde fala sobre a importância de atentar-se a possíveis sintomas

Problemas urológicos: Ipesaúde fala sobre a importância de atentar-se a possíveis sintomas

A urologia é uma área da medicina especializada no cuidado do trato urinário, como um todo, e do sistema sexual masculino. Os problemas oriundos dessa parte do corpo são muito comuns e podem atingir pessoas em diversos estágios da vida. Um dos urologistas do Centro de Especialidades do Ipesaúde, Ricardo Bragança, explicou como se dão essas patologias, em quais estágios da vida são recorrentes e deu dicas.

“Podemos dividir essas patologias por faixa etária, por exemplo, nas crianças são mais comuns alterações congênitas; nas mulheres, infecção urinária ao longo da sua vida; nos homens, é muito comum problemas sexuais e prostáticos, como a prostatite. E tem os cálculos renais que são comuns na idade adulta de ambos os sexo, e tendo em vista que moramos em um país de clima tropical, a alta temperatura contribui para a recorrência dessa doença; Além disso, temos as disfunções miccionais e os cânceres urológicos. Todas essas doenças acometem todo o trato urinário, principalmente próstata e bexiga”, enumera Ricardo Bragança.

É importante estar atento a todos os sinais que possam vir a indicar a incidência de um problema urológico, pois quanto mais precocemente descobertos mais facilmente tratados. Os maiores exemplos disso são os cânceres, quanto antes detectados maiores as chances do tratamento ser curativo.

“a atenção a alguns sintomas são importantes, alguns são mais característicos das doenças, por exemplo, dor e desconforto ao urinar, presença de sangue na urina, pode indicar uma infecção; alguma dor lombar, pode indicar um problema renal; uma alteração urinária, seja uma ardência, uma frequência urinária aumentada, um aspecto diferente da urina, sangramento na urina, qualquer dificuldade para urinar, são sinais de que o paciente deve procurar um urologista para fazer uma avaliação mais detalhada”, aconselha o urologista Ricardo Bragança.

É importante que a procura por um urologista inicie já na adolescência, no caso dos homens, assim como é muito mais importante que a incidência seja mais recorrente após os 50 anos. É o que sugere Ricardo Bragança:

“É importante que a procura por um urologista, ela é seja, principalmente na adolescência, no início da juventude dos homens, assim como as mulheres procuram o ginecologista, é importante que o homem tenha essa rotina, essa prática, não apenas para que seja prescrito os exames adequados, mas também para tirar dúvidas. Mas, é preciso frisar que a importância aumenta após os 50 anos, ou a partir dos 40 anos, quando há casos de problemas prostático na família. A frequência é justamente para que o rastreio e a pesquisa de tumores urológicos, principalmente o câncer de próstata, seja o quanto antes identificado e tratado”, orienta e explica “ em relação às mulheres, elas procuram o urologista quando existe uma queixa ou alguma doença preexistente que acomete o trato urinário, não existe de rotina uma avaliação urológica para as mulheres. Mas, todas as vezes que aparece alguns sintomas que possam vir a acometer o trato urinário, ela deve sim procurar um urologista”, finaliza.

Prevenção

Alguns problemas urológicos, infelizmente, não há nada comprovado que permita a prevenção adequada, que é o caso do câncer de próstata, mas em relação às infecções e os cálculos renais há. E o urologista do Ipesaúde, Ricardo Bragança, dá dicas de como prevenir:

“Alguns desses problemas, principalmente os tumores urológicos, não existe uma prevenção, não existe nada comprovado que permita uma prevenção adequada,para o câncer de próstata. Algumas medicações até foram testadas, deram até resultado positivo inicialmente, mas essas medicações levaram a um câncer mais agressivo, posteriormente. Infelizmente, ainda não há uma profilaxia, o que existe e é recomendável é o tratamento precoce. Como não existe uma prevenção, é recomendável que o tratamento seja o quanto antes, nos estágios mais iniciais, para que seja um tratamento curativo, muito mais efetivo”, explicou e acrescentou “em relação às doenças mais comum como infecção e cálculo as medidas que podem ser tomadas são, boa higiene pessoal; evitar segurar ou prender urina, pois o ato de urinar por si só é uma forma de defesa do corpo; uma boa hidratação, dois entre três litros por dia, sempre manter a urina clara, pois quanto mais concentrada a urina, mais desidratado está o paciente. O recomendável é manter uma boa hidratação, uma alimentação saudável, balanceada, realizar atividades físicas, cuidar da higiene pessoal e procurar recorrentemente o urológista”, finaliza.

O Centro de Especialidades do Ipesaúde fica na sede da autarquia, localizada na Rua Campos, 177, São José, funciona de segunda a sexta, das 7h às 16h. O mesmo dispõe de diversas especialidades, mas em detrimento ao momento pandêmico atual, os atendimentos estão suspensos, a fim de evitar a propagação do novo coronavírus.

urologista Ricardo Bragança

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *