Página Inicial > Notícias > Notícias > Profissionais do Centro de Endocrinologia e Diabetes do Ipesaúde participam de evento alusivo ao Janeiro Branco

Profissionais do Centro de Endocrinologia e Diabetes do Ipesaúde participam de evento alusivo ao Janeiro Branco

Última atualização em 21/03/2023 às 15:51:18

Foi abordada a importância da saúde mental dos profissionais e como impacta no dia a dia das atividades laborais

O Centro de Endocrinologia e Diabetes do Instituto de Promoção e Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) realizou, nesta quinta-feira, 26, uma roda de conversa com a equipe multidisciplinar do instituto, abordando a importância da saúde mental dos profissionais e como impacta no dia a dia das atividades laborais. A ação faz parte da campanha Janeiro Branco.
 
De acordo com a responsável técnica de enfermagem do Centro, Millena Monteiro, o Janeiro Branco revela uma mensagem de recomeço, semelhante a um papel em branco pronto a ser rabiscado. “Por ser o primeiro mês do ano, é convidativo para a reflexão das relações e objetivos, por isso temos essa preocupação com os profissionais da saúde”, ressaltou.
 
O evento contou com a palestra do psicólogo da Cooperativa Irmã Lourdes, Elenilson Lima. Ele destacou a importância da saúde mental dos profissionais. “Se o profissional está emocionalmente equilibrado, realizará seu trabalho bem-feito e mais humanizado. Costumo dizer que a nossa vida emocional é como uma conta de banco, precisamos sempre deixar o saldo positivo”, destacou.
 
Para a nutricionista responsável técnica do Centro, Rakel Braz Mota, no dia a dia os profissionais acabam lidando com alguns momentos de estresse, como, por exemplo, em atendimento de beneficiários que já possuem problemas físicos e não estão muito bem psicologicamente. Isso acaba refletindo no atendimento. “É necessário ter o equilíbrio, porque os problemas sempre existirão, mas precisamos cultivar a tranquilidade para resolver da melhor maneira. Além disso, ter cuidado para não absorver essas questões para que, de fato, consigamos acolher melhor os usuários”, ressalta Rakel.
 
Millena Monteiro destacou, também, que o cuidado com a saúde é fundamental. “Com a mente em paz é possível cuidar do próximo e acolher com mais atenção e empatia.  A roda de conversa foi muito positiva e nos fez refletir sobre o cuidado com a nossa mente, e com as pessoas que estamos em contato. Com certeza o que foi aprendido aqui impactará no nosso atendimento, já que os nossos beneficiários possuem doenças crônicas que acabam gerando transtornos mentais”, frisou.

No evento estiveram presentes os enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, farmacêuticos e auxiliares de limpeza que prestam serviços diariamente no Centro de Endocrinologia e Diabetes do Ipesaúde.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *