Durante a última quinta-feira (10), o Serviço de Pronto Atendimento do Ipesaúde (SPA) realizou treinamento para a equipe de médicos e enfermeiros da unidade, acerca do Protocolo de Dor Torácica. Na ocasião, também foram apresentadas as metas para 2021.
Segundo a gerente assistencial da Unidade, Luiza Nauane, o Protocolo de Dor Torácica “trata-se de uma ferramenta essencial de suporte para a tomada de decisão na Unidade de Pronto Atendimento, e busca identificar 25% dos portadores de síndrome coronária aguda (SCA) / doença arterial coronariana (DAC) que seriam liberados sem diagnóstico correto. Esse protocolo tem fundamental importância, principalmente quando nem o quadro clínico inicial e nem o eletrocardiograma (ECG) de admissão são suficientes para definir o diagnóstico e o risco de eventos cardiovasculares desfavoráveis no curto e no médio prazo”, explicou.
Entre os assuntos, que foram abordados através de reunião virtual, a equipe teve a oportunidade de discutir sobre diagnóstico precoce com reconhecimento de causas potencialmente fatais; normatização de conduta frente ao paciente com dor torácica e suspeita de SCA; redução de oferta de tratamento desde a chegada no hospital e redução de morbimortalidade.
Ainda de acordo com Luiza Nauane, a ação possui reflexo positivo na assistência aos beneficiários. “O protocolo tem como objetivo diminuir as internações desnecessárias e melhorar o bem-estar dos pacientes, que acessam o nosso serviço de urgência”, acrescentou.
O Serviço de Pronto Atendimento do Ipesaúde oferece o serviço de urgência e emergência e funciona 24h. Fica localizado na Av. Desembargador Maynard, S/N, Cirurgia. Importante ressaltar que, para urgência pediátrica, o beneficiário deve buscar o Hospital São Lucas. Já para urgência ortopédica adulto, o acolhimento ocorre no Hospital Renascença.



