Última atualização em 26/05/2021 às 11:07:14
Reconhecimento, gratidão, orgulho. Esses são os sentimentos que permeiam nossa relação com todos os colaboradores que estão na linha de frente do acolhimento nesse momento tão difícil. Nossos agradecimentos, na ocasião, vão para a equipe composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistentes sociais, no mês dedicado a eles, no qual comemora-se o Dia da Enfermagem, Dia do Técnico de Enfermagem e Dia do Assistente Social.
O Ipesaúde possui uma equipe treinada e capacitada com esses profissionais para realizar a melhor assistência possível, a todos os beneficiários que acessam o serviço independente do momento pandêmico atual, a exemplo do atendimento nas mais diversas unidades da autarquia.
Com a pandemia, o acolhimento foi reforçado e a linha de frente se tornou uma realidade desafiadora para todos, como conta a enfermeira Géssica Santos, que atua no Centro Cardiorrespirtório do Ipesaúde, unidade que atua principalmente na recuperação dos pacientes pós-covid.
“O momento é muito difícil, mas o sentimento é de gratidão por fazer parte da recuperação do pacientes que passaram por isso. Um caso que me chamou atenção foi de um paciente que perdeu muito peso durante a doença e chegou aqui para iniciar o tratamento muito debilitado, com diabetes descompensada. Ele seguiu todas as orientações da equipe e esteve aqui para agradecer. Foi impossível conter as lágrimas e agora o nosso desejo é que não só ele como todos os ouros se recuperem prontamente”, conta Géssica Santos.
Para Luana Leite, técnica de enfermagem do Centro de Tratamento da Síndrome Gripal, unidade de referência para pacientes com sintomas de síndromes gripais, “foram momentos muito complicados, principalmente ao ver tantos pacientes chegando com uma condição crítica de saúde por causa do vírus, mas aqui me senti muito confiante e tranquila e dedicada exclusivamente a prestar assistência a todos eles”, explica.
Assistência Social
O Assistente Social também exerce um papel fundamental nos atendimentos dentro ou fora da pandemia. Construindo uma relação ainda mais sólida entre paciente e serviço, os profissionais do Ipesaúde também fizeram parte desse momento atípico, como conta Noeli Santana.
“O serviço social é uma ponte entre o paciente e os outros profissionais, o que gera uma equipe multidisciplinar essencial. Nesse momento de pandemia as orientações passadas pra eles fazem a diferença, para que eles encontrem os serviços, nos tornando peça fundamental. O sentimento é de gratidão total,. Pelo fato de contribuir para tentar facilitar a vida dos beneficiários, que já estão passando tantos momentos dificuldades”, disse Noeli Santana.
Todos os colaboradores receberam, de forma simbólica, um broche com a frase “Na linha de frente pela vida”.

