Última atualização em 06/09/2019 às 12:24:53
Toda última quinta-feira do mês o coletivo de pacientes diabéticos se encontram no auditório da unidade com o intuito de discutir encaminhamentos de saúde. Na última edição realizada dia 26, o Grupo Apoiar contou com a palestra da endocrinologista Zulmira Rezende e do preparador físico Emerson Soares.
A assistente social Noeli Santana fez as apresentações iniciais e logo depois realizou uma dinâmica de integração entre os participantes. Um barbante foi passado de mão em mão ao mesmo tempo em que cada um deles se apresentava e falava sobre aquilo que mais gostava. “Esse momento lúdico serve tanto para que os beneficiários fiquem mais à vontade como também para que eles interajam entre si”, explicou Noeli.
O preparador físico Emerson Soares também é auxiliar administrativo no Centro de Diabetes. O foco da sua palestra foi calçado na importância em manter o corpo sempre em atividade. “Todos nós precisamos entender que não apenas a atividade corporal é importante com a preservação da saúde mental também o é. Quem pratica exercícios acorda mais disposto e reduz bastante o estresse”, disse o profissional da educação física.
A médica endocrinologista Zulmira Rezende foi convidada para falar sobre a diferença da diabetes tipo 1 e tipo 2 como também sobre glicemia. A doutora também deixou um questionário para ser preenchido pelos beneficiários. “Tive a ideia de trazer esse questionário para ter uma noção de como anda a evolução de cada paciente num prazo de 60 dias. Já sobre o convite para estar aqui hoje estou bastante lisonjeada!”, exclamou.
Logo após a fala da fala da Doutora Zulmira a enfermeira Laura Rabelo respondeu a diversas dúvidas a respeito do próprio diabetes, uso de insulina e medicação oral. Sobre as reuniões do Grupo Apoiar ela disse ser privilegiada em trabalhar num ambiente multidisciplinar. “Ter num mesmo lugar profissionais de áreas diferentes ajuda esse coletivo a ir pra frente. Os pacientes, de uma forma geral, nunca se encontram sozinhos porque eles interagem entre si e compartilham suas dúvidas, posteriormente esclarecidas por nós que trabalhamos aqui”, disse a enfermeira Laura.
O beneficiário Evandro Sampaio, 60 anos, frequenta o Centro de Diabetes há dois anos e há seis meses é membro fixo do Grupo Apoiar. “Todos os assuntos que são discutidos aqui são muito úteis. Essa noção sobre exercitar o corpo e a mente, bem como o cuidado com a alimentação, são informações imprescindíveis, principalmente para nós diabéticos”, respondeu.
O Centro de Endocrinologia e Diabetes do Ipesaúde fica na Praça Almirante Tamandaré, 75 Bairro São José. O atendimento é realizado de segunda à quinta-feira das 06:00 às 19:00 hs e nos dias de sexta-feira acontece das 06:00 às 13:00 hs. O telefone para contato é (79) 3211-2571.





