Página Inicial > Notícias > Notícias > Terapia ocupacional: você precisa conhecer melhor

Terapia ocupacional: você precisa conhecer melhor

Uma palavra define bem os benefícios da Terapia Ocupacional: Independência. Essa atividade da área de saúde funciona como importante aliada no tratamento de pacientes com limitações físicas ou psicológicas que os impeçam de ter uma vida normal. “Somos atores no desenvolvimento da independência, qualidade de vida das pessoas de todas as idades e lidamos com demandas sociais, saúde mental, reabilitação física e inclusão escolar”, explica o terapeuta ocupacional do Ipesaúde, Thales Mykael.

A profissão surgiu nos anos 50 no Brasil, o que é considerado recente. Nasceu da necessidade de reabilitar soldados com sequelas de guerra. Ao longo dos tempos, o trabalho do Terapeuta Ocupacional foi ganhando corpo e importância. “A terapia ocupacional é uma profissão que está em constante evolução. Ela lida com pessoas com dificuldades de realizar atividades do dia a dia, como se vestir, comer, fazer tarefas escolares, dirigir” destaca Thales Mykael, acrescentando que é possível organizar a rotina dos pacientes para que consigam atingir metas pessoais, emocionais e profissionais, respeitando as suas limitações, devolvendo autonomia e qualidade de vida.

A profissão exige nível superior e é regulada pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito). Além de atuar no tratamento de portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos ou doenças adquiridas, o profissional também atua na prevenção. Além da área da saúde, a atuação também abrange educação e assistência social, onde a principal ferramenta de trabalho é a atividade humana.

O Ipesaúde disponibiliza aos beneficiários o serviço de terapia ocupacional. O atendimento é realizado na rua Dom José Thomas, 331, bairro São José. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h20 e às 13h às 18h20.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *