Página Inicial > Notícias > Avisos > Diabetes: saiba mais sobre as complicações causadas pela doença

Diabetes: saiba mais sobre as complicações causadas pela doença

O objetivo da Semana do Diabetes do Ipesaúde é orientar todos os beneficiários sobre a importância do controle da doença para prevenir possíveis complicações crônicas. Hoje, no Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes, o que representa 6,9% da população. Pode ser que você ou alguém próximo tenha diabetes. Saiba mais e aprenda a conviver bem com a doença, transformando-a em mais um motivo para cuidar da saúde. Saiba mais sobre a doença e seus desdobramentos:

O Que é Diabetes?

Diabetes é uma doença crônica que ocorre quando o corpo não produz insulina ou não consegue utilizar adequadamente a insulina que produz.

Insulina é um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, que obtemos por meio dos alimentos, como fonte de energia.

Quando a pessoa tem diabetes significa que o organismo não fabrica insulina suficiente e/ou não consegue utilizar a glicose adequadamente. Quando isso acontece o nível de glicose no sangue fica alto (hiperglicemia). Se esse quadro permanecer por longos períodos, poderá afetar o funcionamento de outros órgãos.

O que é Hipoglicemia?

A hipoglicemia é literalmente nível muito baixo de glicose no sangue e é comum em pessoas com diabetes. Para evitar a hipoglicemia, além das complicações do diabetes, o segredo é manter os níveis de glicose dentro da meta estabelecida pelo profissional da saúde para cada paciente.

Sintomas da hipoglicemia:

Tremedeira;Nervosismo e ansiedade;Suores e calafrios;Irritabilidade e impaciência;Confusão mental e até delírio;Taquicardia, coração batendo mais rápido que o normal;Tontura ou vertigem;Fome e náusea;Sonolência;Visão embaçada;Sensação de formigamento ou dormência nos lábios e na língua;Dor de cabeça;Fraqueza e fadiga;Falta de coordenação motora;Convulsões;Inconsciência.

Paciente acordado, consciente: Oferecer um alimento assim que desconfiar que está hipoglicêmico (preferencialmente confirmado pela medição da glicemia na ponta do dedo).

Deve-se ingerir 15 g de carboidratos, por exemplo:

1 colher de sopa rasa de açúcar com água

150 ml de refrigerante regular (não dietético) – 1 copo pequeno

150 ml de suco de laranja – 1 copo pequeno

3 balas de caramelo

Aguarde 15 minutos e verifique a glicemia novamente. Caso permaneça menor que 79 mg/dl, repetir o esquema.

Paciente semiconsciente ou inconsciente: Nestes casos, o paciente não consegue mais ingerir alimentos. Não se deve insistir que o paciente se alimente, sob o risco de que aspire o alimento para o pulmão.

Outra opção é colocar um pouco de açúcar na mucosa das bochechas, na tentativa de que absorva alguma glicose e a pessoa acorde. Novamente lembramos a possibilidade do paciente aspirar. A administração intravenosa da glicose só deve ser realizada em ambiente hospitalar.

O que pode causar hipoglicemia em pacientes diabéticos:

1-Pular refeições e os horários de refeições;

2-Jejum prolongado;

3-Aumentar quantidade de exercícios físicos sem orientação ou sem ajuste correspondente na alimentação/medicação;

4-Comer menos do que o necessário;

5-Exagerar na medicação;

Por isso é muito importante para o portador de diabetes manter um gerenciamento adequado da taxa de glicemia, isso reduz drasticamente o risco de desenvolver outras complicações.

Complicações Crônicas do Diabetes:

Doença renal:

Quando a taxa de glicemia não está normalizada, os altos níveis de açúcar fazem com que os rins filtrem muito sangue, sobrecarregando nossos órgãos e fazendo com moléculas de proteína acabem sendo perdidas na urina.

Quando a doença renal é diagnosticada precocemente, diversos tratamentos podem evitar o agravamento, mas quando detectada mais tarde, a complicação já é chamada de doença renal terminal, podendo ser necessário um transplante ou de sessões regulares de hemodiálise.

Pés e membros inferiores:

Uma das causas mais comuns de complicações do diabetes nos membros inferiores é o dano aos nervos, também chamado de neuropatia, e a má circulação. As complicações podem causar formigamento, fraqueza e perda de sensibilidade no pé, dificultando a percepção de calor, frio e mesmo de algum machucado.

Cuidados com os pés:

Examine seus pés e pernas todos os dias;

Avalie e cuide de suas unhas regularmente;

Aplique creme hidratante na pele seca, mas com cuidado para não aplicar entre os dedos;
Usar calçados adequados, indicados pela equipe multidisciplinar.

Problemas nos olhos:

Glaucoma

Pessoas com diabetes têm 40% mais chance de desenvolver glaucoma, que é a pressão elevada nos olhos. Quando mais tempo convivendo com a doença, maior o risco.

Catarata

Pessoas com diabetes têm 60% mais chance de desenvolver a catarata, que acontece quando a lente clara do olho, o cristalino, fica opaca, bloqueando a luz.

Retinopatia

Retinopatia diabética é um termo genérico que designa todas os problemas de retina causados pelo diabetes. Os fatores de risco da retinopatia são o controle da glicose no sangue, o controle da pressão, o tempo de convivência com o diabetes e a influência genética.

Fique atento aos sintomas:

Visão embaçada;

Flashes de luz no campo de visão;

Perda repentina de visão;

Manchas na visão.

Visite o oftalmologista uma vez por ano, sem se esquecer de informar que você tem diabetes. Gerencie sua glicose, sua pressão e seu colesterol. Faça exames regularmente, sob orientação da equipe multidisciplinar.

Complicações Odontológicas:

Diabéticos com a doença mal controlada correm o risco de ter mais complicações dentárias. Os problemas vão desde dificuldade na cicatrização, maior sangramento durante uma cirurgia, mau hálito, infecções por fungos e bactérias e surgimento de doenças periodontais, que podem causar a perda do dente. A doença periodontal é uma infecção que prejudica a estrutura do dente e, se não tratada, pode resultar na perda dentária, mas o tratamento odontológico só será realizado se o paciente estiver com o nível de glicose no sangue controlado.

Como prevenir o diabetes e suas complicações?

A primeira medida é o controle rigoroso da taxa de glicose, mas a melhor forma de prevenir o diabetes e diversas outras doenças é a prática de hábitos saudáveis como:

-Comer diariamente verduras, legumes e, pelo menos, três porções de frutas.

-Reduzir o consumo de sal, açúcar e gorduras.

-Parar de fumar.

-Praticar exercícios físicos regularmente, (pelo menos 30 minutos todos os dias).

-Manter o peso controlado.

Fontes: Ministério da Saúde-http://www.saude.gov.br/

Sociedade Brasileira de Diabetes-https://www.diabetes.org.br/

Surya Dental http://blog.suryadental.com.br/

10 DICAS SOBRE ALIMENTAÇÃO PARA PORTADORES DE DIABETES

1.Realize de 5 a 6 refeições diárias, evitando “beliscar” alimentos entre as refeições e permanecer longos períodos sem se alimentar (mais de 3horas).

1. Evite o consumo de alimentos ricos em açúcar, como doces, sorvetes, biscoitos recheados, sucos em pó e balas, preferindo aqueles sem açúcar como os diet.

Utilize adoçante natural (Sucralose ou Stevia 100%) em substituição ao açúcar, em quantidades moderadas. Leia os rótulos dos alimentos para verificar se eles possuem açúcar.

3.Evite o consumo excessivo de alimentos ricos em carboidratos simples como pães, bolos, biscoitos (mesmo que integrais), bolachão, macarrão, batata, farinha, cuscuz, tapioca, preferindo os integrais.

4.Consuma diariamente verduras (alface, rúcula, agrião, acelga, couve etc.) e legumes (cenoura, pepino, tomate, abobrinha etc.), preferencialmente crus. Recomenda-se ingerir, pelo menos, três porções diárias (ex. 2 colheres de sopa de chuchu, 2 colheres de sopa de cenoura (preferencialmente ao vapor) e 1 prato de sobremesa de verduras crua.)

5.Consuma frutas diariamente. O ideal são três porções diárias (uma porção = 1 maçã média ou 1 banana ou 1 fatia média de mamão ou 1 laranja média). Para evitar o aumento da glicemia, prefira consumir as frutas acompanhadas com leite, aveia, linhaça ou como sobremesa após as refeições, sendo preferencialmente com casca ou bagaço, por possuírem maiores quantidades de fibras. Evitar sucos como laranja ou uva integral, pode aumentar o açúcar no sangue.

6.Evite consumir alimentos ricos em sal como embutidos (presunto, calabresa, salame e salsicha), temperos prontos (caldos de carnes e de legumes) e alimentos industrializados (azeitonas, enlatados, sopas e molhos prontos etc.). Prefira temperos naturais como alho e ervas aromáticas. Use pouco sal para cozinhar.

7.Diminua o consumo de alimentos ricos em gordura (frituras; carnes como pernil, picanha, maçã de peito, costela, asa de frango, linguiça etc.; leite integral; queijos amarelos; creme de leite e manteiga). Prefira leite semidesnatado ou desnatado e carnes magras (músculo, acém, lombo, patinho, etc.).

8.Consuma peixe, assados e cozidos pelo menos, uma 2 vezes por semana. Evite carne vermelha, consumir no máximo duas vezes por semana.

9.Reduza a quantidade de óleo utilizado na preparação dos alimentos e evite o uso da banha de porco. Prefira alimentos cozidos, assados e preparados com pouco óleo.

10.Faça sempre uma pequena refeição 30 minutos antes de praticar atividades físicas para ter energia suficiente para realizar o exercício!

Notícias relacionadas

(3) Comments

  1. Fabiana

    como faço para pegar a carteirinha do meu esposo? está sendo realizado esse atendimento?

    1. AGECOM

      Boa tarde. Pode entrar em contato através do 3226-2749 ou 3226-2850 🙂

  2. Vanessa Padovan

    Como professora de educação física, através da prática de exercícios físicos, ajudei muitas pessoas a melhorarem sua resistência a insulina e melhora no diabetes, sendo observado através de exames de glicemia e hemoglobina glicada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *