Página Inicial > Notícias > Notícias > Ipesaúde dá início à Campanha em alusão ao Setembro Amarelo

Ipesaúde dá início à Campanha em alusão ao Setembro Amarelo

img 20240902 wa0033

Nesta segunda-feira, 2, o Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde), deu início à Campanha Setembro Amarelo, que visa conscientizar as pessoas sobre o autocuidado e prevenção ao suicídio. A abertura da campanha foi direcionada aos colaboradores da autarquia, que lotaram o auditório da sede, para assistir à palestra ‘O Primeiro Passo’, ministrada pela psicóloga do Serviço de Atenção em Saúde Mental (Sasm), Andrea Rabelo, e participar da dinâmica ‘Árvore da Vida’, desenvolvida pela treinadora comportamental, Roberta Barbosa.

Na abertura da ação, a diretora de Promoção à Saúde, Priscila Kitawara, destacou a importância da Campanha Setembro Amarelo. “É uma campanha de combate e prevenção ao suicídio. Este é um momento importante para que as pessoas tenham conhecimento, porque o conhecimento desmistifica, traz informações novas e esclarece dúvidas. Aproveitem, contribuam e fiquem atentos às necessidades dos colegas, familiares e amigos, se precisarem de ajuda, peçam”, salienta.

img 20240902 wa0039
Priscila Kitawara: “É uma campanha de combate e prevenção ao suicídio. Este é um momento importante para que as pessoas tenham conhecimento, porque o conhecimento desmistifica, traz informações novas e esclarece dúvidas” – Fotos: Sara Madureira/ Ascom Ipesaúde

O presidente do Ipesaúde, Walter Pinheiro, considera a Campanha Setembro Amarelo como fundamental. “Não há melhor maneira de começar a semana do que refletindo sobre questões de saúde mental, especialmente à luz da Campanha Setembro Amarelo, que tem como foco a prevenção do suicídio. Este é um momento importante para falar sobre a relevância de buscar ajuda. Todos nós, em algum momento, enfrentamos momentos de tristeza ou vazio, seja na vida pessoal ou profissional. Esses sentimentos são normais e passageiros, mas se persistirem, é fundamental procurar apoio. Afinal, todos lidamos com grandes desafios em nosso cotidiano”, pontua.

img 20240902 wa0012
Walter Pinheiro: ““Não há melhor maneira de começar a semana do que refletindo sobre questões de saúde mental, especialmente à luz da Campanha Setembro Amarelo, que tem como foco a prevenção do suicídio”

A psicóloga Andrea Rabelo disse que se sentiu muito grata em participar do evento. Na palestra ‘O Primeiro Passo’ ela trouxe para os colaboradores uma reflexão sobre a necessidade do autocuidado e do cuidado com o outro. “Poder trazer esse movimento de amor e de altruísmo, de coragem e conscientização é fundamental, é necessário colocar a saúde mental em um patamar mais importante para podermos conquistar os nossos objetivos”, enfatiza.

img 20240902 wa0037
Andrea Rabelo: “Poder trazer esse movimento de amor e de altruísmo, de coragem e conscientização é
fundamental, é necessário colocar a saúde mental em um patamar mais importante para podermos conquistar os nossos objetivos”

A treinadora comportamental e assessora da Diretoria de Promoção à Saúde (Dirpros), Roberta Barbosa, afirmou que a dinâmica ‘Árvore da Vida’ trouxe uma abordagem sobre as crenças e valores que as pessoas têm e também em relação ao futuro. “Trazer esse momento da ‘Árvore da Vida’ foi fundamental para que os colaboradores pudessem construir as suas metas e os próximos passos que cada um quer dar”, diz.

img 20240902 wa0014
Roberta Barbosa: “Trazer esse momento da ‘Árvore da Vida’ foi fundamental para que os colaboradores pudessem construir as suas metas e os próximos passos que cada um quer dar”

Clara Elizabeth Siqueira de Carvalho, gerente do Serviço de Pronto Atendimento (SPA), acompanhou atentamente a palestra e participou da dinâmica. Ela destacou a importância do evento, afirmando que foi extremamente válido, pois proporcionou uma reflexão significativa para a vida. “Refletimos sobre o autocuidado e também em relação às pessoas que estão ao nosso redor”, comenta.

img 20240902 wa0042
Clara Elizabeth: “Refletimos sobre o autocuidado e também em relação às pessoas que estão ao nosso redor”

As enfermeiras do Centro de Endocrinologia e Diabetes, Carolina Morais e Evelyn Oliveira, também aprovaram a iniciativa. Caroline disse que foi uma ação muito importante, porque mostrou o quanto é fundamental estar bem, para poder atender às pessoas com dignidade, com humanidade e respeito. Já Evelyn Oliveira avaliou que discutir todas essas temáticas que envolvem emoção é de suma importância para que os profissionais do Ipesaúde possam estar capacitados para poder lidar com os pacientes que necessitam de cuidados em relação ao seu emocional.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *