Página Inicial > Notícias > Notícias > Nutricionista dá dicas de alimentação equilibrada para as mulheres

Nutricionista dá dicas de alimentação equilibrada para as mulheres

nutri

A adoção de uma alimentação balanceada deve ser uma preocupação de todos, mas a correria do dia a dia nem sempre favorece a implantação de hábitos alimentares saudáveis. De acordo com a nutricionista do Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde), Anne Caroline, a mulher, em especial, necessita de cuidados com a dieta alimentar e deve investir em alimentos menos processados, com baixo teor de gordura, de sal e de açúcar. “Estas são algumas medidas que podem melhorar a alimentação”, revela a especialista.

Segundo Anne Caroline, é importante que a alimentação seja composta por carboidratos, lipídios, vitaminas e sais minerais. Segundo ela, em cada fase da vida, existe uma recomendação quanto ao consumo desses nutrientes, então é fundamental que a alimentação seja balanceada, com todas as substâncias que vão fornecer energia para o corpo da mulher. “Como a mulher menstrua todos os meses, ela tem que se atentar para o consumo do ferro, por exemplo. Tem que consumir também alimentos ricos em vitamina C porque ajudam na absorção do ferro”, afirma.

Nutricionista, Anne Caroline

Anne destaca ainda que é preciso ter organização e planejamento para consumir todos os nutrientes necessários, além de evitar os alimentos ultraprocessados porque eles farão com que a mulher ganhe peso e prejudique sua imunidade e qualidade do seu sono. A nutricionista também dá dicas dos alimentos saudáveis que podem ser consumidos pela mulher na sua rotina diária. Pela manhã, ela indica as raízes, como o inhame, a macaxeira e a batata; além do consumo do cuscuz e de proteínas como ovos e queijo. No almoço, ela destaca o consumo de verduras e legumes, que devem ser incluídos na dieta alimentar todos os dias, bem como proteínas, arroz e feijão. “A mulher precisa ter à sua disposição esses alimentos saudáveis diariamente e consumí-los nas refeições”, diz.

Nos intervalos entre as refeições, ela aconselha evitar os alimentos processados e consumir frutas, oleaginosas, ovo cozido ou queijo coalho em cubinhos. “Desembrulhar menos e descascar mais. É fundamental procurar os alimentos mais naturais para fazer parte desses lanches”, enfatiza.

Outra dica importante da especialista é que não se deve pular as refeições pois a pessoa vai para a próxima refeição com mais fome, mais apetite e acaba comendo mais e mastigando menos. “Além disso, vai procurar os alimentos mais fáceis como hambúrguer, massa, fast-food, refrigerante, e acaba tendo uma alimentação ruim, desequilibrada”, alerta.

A nutricionista também ressalta a importância de a paciente buscar por um especialista para ser orientada adequadamente sobre a sua dieta alimentar. Ela deixa como dica mais priorização e cuidado com a saúde. “Isso pode ser feito com o consumo de alimentos mais naturais e saudáveis, evitando alimentos ricos em sódio e em açúcar para que o corpo não fique inflamado. Tendo planejamento, determinação e foco para se manter saudável, é possível conseguir a manutenção do peso e a prevenção de doenças crônicas como hipertensão e diabetes”, considera.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *